Pular para o conteúdo
2

Homenagem do dia: Rony Cócegas

Ronilson Nogueira Moreira (Salvador, 17 de abril de 1940 — São Paulo, 25 de julho de 1999), mais conhecido pelo pseudônimo de Rony Cócegas. Foi um ator, comediante em músico brasileiro.

Estreou na TV Ex celsior em 1967 fazendo imitações no programa de Raul Gil, passando em seguida para a atração “Show do Riso”.

T2

Desde então atuou em programas infantis e humorísticos como “Chico City”, “Os Pankekas” e “A Praça é Nossa” e também no teatro e no cinema. Rony Cócegas faleceu aos 59 anos de idade, por insuficiência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há 21 dias na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Camilo, com sangramento gástrico, choque hemorrágico e insuficiência respiratória, decorrentes de alcoolismo. Na época, estava atuando na “Escolinha do Barulho”, exibida pela Rede Record, onde interpretava o personagem Galeão Cumbica.

O corpo do humorista foi sepultado em Salvador.

Rony era casado com Irene Santana, com quem teve dois filhos (Robson e Rogerson Lessa Moreira). Ele ganhou o apelido de Rony Cócegas na época em que tocava bateria na noite de Salvador.

Seus personagens mais conhecidos foram o Lindeza (do famoso bordão “Calma, Cocada!”) e o Galeão Cumbica, na Escolinha do Professor Raimundo, além do Kuki do programa do palhaço Bozo.

 

Voltar