Pular para o conteúdo
2

Margaret-ThatcherMorreu nesta segunda-feira (8), aos 87 anos, a ex-chefe de governo do Reino Unido, Margaret Thatcher, uma personalidade de enorme projeção mundial. Thatcher teve grande influência não só no Reino Unido, onde mudou o rumo da política, mas também em alguns dos grandes acontecimentos mundiais do final do século XX.
Por toda Londres, as bandeiras em prédios públicos foram hasteadas a meio mastro. Um símbolo de luto pela morte de Margaret Thatcher, a primeira e única primeira-ministra do país.

Thatcher morreu na manhã desta segunda-feira (8), aos 87 anos, em decorrência de um derrame. Estava hospedada no hotel Ritz, em Londres, onde se recuperava de uma pequena cirurgia. Há mais de uma década, sua saúde estava debilitada.

Foi uma mulher controversa, amada e odiada na mesma medida, na vida e na morte. A notícia foi destaque absoluto nas emissoras britânicas desta segunda-feira. Reações chegaram dos quatro cantos do planeta.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou que os Estados Unidos perderam uma amiga. Para a atriz Meryl Streep, que interpretou a britânica no cinema, Thatcher mostrou mundo afora que governar um país é uma possibilidade também para mulheres.

Anticomunista, Margaret Thatcher ganhou elogios do último líder da extinta União Soviética, Mikhail Gorbachev. Foi uma líder com palavras de peso, escreveu na internet. Os moradores das Ilhas Malvinas, chamadas de Falklands pelos britânicos, também lamentaram a morte da ex-primeira-ministra.

O atual primeiro-ministro, David Cameron, interrompeu uma viagem à Espanha e voltou às pressas. Em Downing Street, ele relembrou a trajetória de Thatcher, a quem descreveu como uma líder que amava seu país.

A oposição também se pronunciou. “Cresci na Era Thatcher. Posso desaprovar suas políticas, mas respeito suas conquistas e sua força pessoal”, disse Ed Miliband, líder do partido trabalhista.

O legado da Dama de Ferro ainda divide os britânicos. Em algumas partes do país, houve comemoração. No sul de Londres, por exemplo, onde ocorreram grandes protestos contra o governo Thatcher nos anos 1980, alguns moradores fizeram festa na rua.

Ainda em vida, Margaret Thatcher decidiu que seria cremada em uma cerimônia particular. A pedido dela, não haverá velório público, e sim uma missa com honras militares, na catedral de Saint Paul, no centro de Londres.

O governo britânico informou que o funeral de Thatcher terá o mesmo status que o da rainha mãe e o da princesa Diana. O último primeiro-ministro britânico a receber essa honra foi Winston Churchill, uma indicação de que, assim como ele, Margaret Thatcher é vista como uma importante figura da história britânica e mundial.

 

Fonte: Globo.com

Voltar