Pular para o conteúdo
2

O professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), César Ades, de 69 anos, morreu na noite de quarta-feira (14). Ele estava internado no Hospital das Clínicas desde a última quinta (8) após ser atropelado na avenida Paulista, no centro de São Paulo.

Nascido no Egito, Ades construiu sua carreira de professor e pesquisador na USP, onde ingressou como estudante de graduação em 1960. Dentre outros cargos acadêmicos e administrativos, foi diretor do Instituto de Psicologia e, até o final de fevereiro deste ano, dirigiu o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da universidade. Suas principais linhas de pesquisa, das quais se tornou referência nacional e internacional, estavam ligadas à área de etologia e comportamento animal.

Segundo o hospital, no dia 8, o professor foi socorrido em estado grave e traumatismo craniano. Logo após a internação, Ades passou por neurocirurgia

e seguia em observação – ainda inconsciente e respirava com a ajuda de aparelhos. Sua morte foi confirmada na noite de ontem por volta das 21h.

A Polícia Militar informou que o acadêmico foi atropelado na esquina da rua Peixoto Gomide com avenida Paulista. Um boletim de ocorrência não teria sido registrado pois o próprio motorista socorreu a vítima. Há informações que o professor realizava caminhadas na região e atravessava a rua quando foi atingido – no local há faixa de pedestres.

A universidade confirmou a morte do acadêmico e informou que o velório seria realizado das 9h às 13h, na Biblioteca Dante Moreira Leite, no próprio instituto. A cerimônia do enterro será realizada nesta tarde, às 15h, no Cemitério Israelita do Embu. Aulas e atividades foram suspensas no instituto hoje.
Fonte: ultimo segundo

Voltar