Pular para o conteúdo
2

Adelir Antônio de Carli (Pelotas, 8 de fevereiro de 1967 — Oceano Atlântico frente à costa catarinense, 20 de abril de 2008) foi um sacerdote católico brasileiro e ativista pelos direitos humanos, falecido após um acidente durante um vôo que realizava amarrado a balões de gás Hélio.

Em 2006, como padre na diocese de Paranaguá, ficou conhecido ao denunciar a violação dos direitos humanos contra moradores de rua, torturados por agentes da segurança pública desta cidade. Tais denúncias resultaram na prisão de quatro guardas municipais e do secretário municipal de segurança pública, enquanto que outros três guardas ficaram foragidos.

O padre, conhecido por realizar vôos amarrado a balões de gás hélio, planejava bater o recorde de permanência no ar nesta modalidade. Seu plano era partir dia 20 de abril de 2008 de Paranaguá com destino a Dourados. Porém, condições climáticas desfavoráveis, e, acima de tudo, a completa falta de planejamento técnico para o vôo-, desviaram sua rota e o levaram à costa do estado de Santa Catarina, onde perdeu contato com a equipe que monitorava seu vôo. Em seu último contato via celular por satélite o padre informou que estava bem mas, já percebendo que desviara de sua rota, solicitou ajuda para operar seu aparelho de GPS e informou que a bateria do celular estava acabando.

A Marinha e a Aeronáutica realizaram as buscas no litoral de Santa Catarina, tendo encontrado apenas fragmentos de alguns dos balões do padre. A aeronáutica oficialmente encerrou a procura depois de mais de 72 horas . A procura prosseguiu sendo feita pela marinha, bombeiros e um avião particular contratado pela família. No dia 1 de maio, a Marinha também desistiu das buscas.

No dia 3 de julho de 2008 foi encontrada a parte inferior (torso e pernas) de um corpo que poderia ser do padre Adelir Antônio de Carli, a 100 quilômetros da costa de Maricá, no Rio de Janeiro, pelo rebocador Anna Gabriela, a serviço da Petrobras. O Instituto Médico Legal realizou exames de DNA confirmando que o corpo encontrado era efetivamente do padre. O sepultamento ocorreu na cidade paranaense de Ampére.

Voltar