Homenageamos hoje: Alberto Zolim Filho

Alberto Zolin Filho, mais conhecido como Carlitos (Porto Alegre, 27 de novembro de 1921 —21 de novembro de 2002) foi um futebolista brasileiro.

Toda a história futebolística desse jogador esteve vinculada a apenas um time: Sport Club Internacional, seu nome foi presença obrigatória em toda década de 40.

O ponta-esquerdo jogou no Internacional de 1939 a 1951, consagrando-se como o maior artilheiro da história do Internacional, com 485 gols em 384 jogos.

Além disso, Carlitos marcou 42 gols em 62 grenais que disputou, perpetuando-se como o maior artilheiro na história dos grenais e é reconhecido por ter jogado profissionalmente somente num único clube e por nunca ter perdido um pênalti.

Carlitos foi o autor do célebre “Gol do Plano Inclinado”, na partida do dia 16 de setembro de 1945, empate em 4×4 com o Cruzeiro de Porto Alegre no Estádio dos Eucaliptos, em que o atacante entrou correndo na pequena área, passou da trajetória da bola, mas encontrou tempo para voltar atirando-se para trás e marcando de cabeça.

Torcedor fanático do Sport Club Internacional, teve 3 filhos: Ivan, Irany – todos com I, a inicial do clube do coração.

Outra curiosidade ocorreu em uma vitória do Inter sobre o extinto Renner. Depois de sair perdendo por 4 a 0, o Inter virou para 5 a 4 e Carlitos, faltando apenas um minuto do final, foi expulso porque demorou para bater um escanteio.

Carlitos faleceu em 2002, aos 79 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória.

Sobre o autor

Leonardo Assem

Leonardo Assem


"O passado é história. O amanhã é um mistério. mas o hoje, é uma dádiva! É por isso que se chama presente."