Pular para o conteúdo
2

Karl Ristikivi (Läänemaa, 16 de outubro de 1912 – Estocolmo, 19 de julho de 1977) foi um escritor estoniano. Ele está entre os melhores escritores estonianos devido a seus romances históricos. Embora ele tenha publicado apenas uma coleção de poemas durante a sua vida, A Jornada (Espiritual) de um Homem, ele é considerado um dos melhores poetas estonianos ao lado de Gustav Suits e Heiti Talvik.

A vida e trabalho de Karl Ristikivi estão cheio de paradoxos. Ele nasceu, fora do matrimônio, em uma fazenda pobre na região de Lääne em 1912, formou-se em Geografia pela Universidade de Tartu (cum laude) em 1941 e tornou-se um escritor reconhecido ao publicar o romance Fogo e Ferro (Tuli ja raud) em 1938.

Ristikivi viajou para a Finlândia em 1943, e no ano seguinte foi para a Suécia. A opressão e a falta de liberdade naquele tempo na Estônia eram inaceitáveis à natureza pacífica de Ristikivi. A condição de um exílio político foi então o resultado de sua livre escolha. Ele ficou fora de sua pátria ocupada até a sua morte em 1977, embora ele fosse freqüentemente convidado a voltar.

Voltar