Pular para o conteúdo
2

Luís Alonso Perez, mais conhecido como Lula, (Santos, 1 de março de 1922 — 15 de Junho de 1972) foi treinador do clube de futebol Santos de 1954 a 1966. Deixou o clube praiano depois de um desentendimento com Pelé, boato nunca confirmado. Pouco valorizado nessa época (diziam que ele jogava as camisas para o ar no vestiário e os jogadores que as pegassem, jogavam), foi o responsável pelo lançamento de vários craques, tais como os ídolos santistas Pagão, Pepe, Coutinho.Pelé entre outros. Treinou o Corinthians em 1968. Trabalhou ainda na Portuguesa de Desportos e no Santo André. No Corinthians não conseguiu títulos, mas foi o técnico do time no jogo histórico em 1968, quando a equipe de Parque São Jorge venceu o Santos no Campeonato Paulista por 2×0, depois de 11 anos sem conseguir uma vitória (talvez o mais famoso tabu do futebol brasileiro).

É o treinador que conquistou o maior número de campeonatos paulistas: sagrou-se campeão em oito oportunidades, de 1955 a 1965, todas pelo Santos Futebol Clube. Em seguida aparece Oswaldo Brandão, com sete títulos.

Após a oficialização pela CBF da Taça Brasil como título brasileiro, Lula é agora oficialmente o único treinador que foi pentacampeão brasileiro contínuo, superando o tricampeonato de Muricy Ramalho. Lula conquistou 38 títulos no Santos F.C., até hoje um recorde mundial, sendo 8 vezes campeão paulista, 5 vezes campeão brasileiro, 2 vezes campeão sul-americano (Libertadores de América) e 2 vezes campeão mundial. Lula foi uma personalidade ímpar no comando técnico do Santos, conheceu o mundo, grandes autoridades e muitas celebridades durante as inúmeras excursões do clube pelos quatro cantos do planeta. A amizade entre Lula e o grande pintor espanhol Pablo Picasso foi marcante, tendo sido presenteado pelo artista com várias pinturas e desenhos além dos que Lula possuía em sua coleção, havia uma admiração mútua entre os dois mestres.

Luiz Alonso Perez o Lula morreu jovem, aos 50 anos em 15 de junho de 1972 depois de complicações em decorrência de um transplante de rim no hospital das Clínicas. Deixou viúva a Sra.Yvete Simões Alonso e tres filhos, Luiz Alonso, Marcos Tadeu ALonso e Leonor Maria Alonso

Voltar