Pular para o conteúdo
2

Nauro Jorge Esteves (Rio de Janeiro, 1923 – Brasília, 23 de Fevereiro de 2007), foi um arquitecto brasileiro que se destacou na construção de Brasília.

No último ano do curso na Faculdade Nacional de Arquitetura da então Universidade do Brasil, Nauro ganhou juntamente com Hilda de Araújo Maia, um concurso interno com um projeto para um centro recreativo cultural.

João da Gama Filgueiras Lima (Lelé), Athos Bulcão, Maria de Lourdes Edreira Junqueira Esteves e Nauro Jorge Esteves

O júri era composto por Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Alcides da Rocha Miranda, Jorge Machado Moreira e Marcelo Roberto, quase todos estrelas de primeira grandeza da arquitetura modernista brasileira.

Em 1950, animado pelo primeiro lugar no concurso, e já formado, o arquiteto procurou o escritório de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, que por coincidência ficava no “Edifício Brasília”. [carece de fontes]

A partir de então, e até 1960, Nauro Esteves trabalhou para e com Oscar Niemeyer, participando ativamente de mais de sessenta projetos que o escritório desenvolvia ao mesmo tempo no Rio de Janeiro, em São Paulo, e em Belo Horizonte.

Nauro Esteves ficou conhecido por riscar projetos tanto com a mão direita como com a esquerda, sem diferença de qualidade.

Voltar