Pular para o conteúdo
2

Rodney Gomes (Sorocaba, 3 de agosto de 1936 — Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2006) foi um ator, dublador e diretor de dublagem brasileiro. Ele é mais conhecido por dublar Robin (interpretado por Burt Ward na série da década de 60, Batman), a Formiga Atômica e Cameron de Curtindo a Vida Adoidado.

Rodney começou sua carreira como ator aos dez anos atuando nos filmes Pinguinho de Gente e Obrigado Doutor, entre 1947 e 1948. Pouco depois, trabalhou na Rádio Mauá e no Teatro do Sesi. Em 1949, ingressou na Rádio Nacional e em 1957, na televisão. Dois anos depois, começou a dublar.

Seu primeiro papel de notoriedade foi Little Joe de Bonanza, em 1961; logo após dublou o personagem que lhe consagraria, Robin. Foi também o dublador oficial dos atores Roddy McDowall, Jack Lemmon e Mickey Rooney. Dublou ainda, John de Seres do Amanhã, Walter de Automan, Louis Gossett Jr. em Inimigo Meu, Iago de Aladdin e Yoda de Star Wars – Guerras Clônicas. Como diretor, ficou a cargo de trabalhos como CatDog, a redublagem de Speed Racer e o filme A Máquina do Tempo.

Atuando, participou de filmes, como O Escorpião Escarlate, dirigido por Ivan Cardoso, e da série A Pequena Órfã, de Dionísio Azevedo.

Morreu, em 15 de setembro de 2006, em decorrência de problemas causados por diabetes, sendo cremado três dias depois. Foi homenageado no chamado Oscar da Dublagem, de 2007.

Voltar