Pular para o conteúdo
2

Homenagem do dia: Yara Lins

Yara Lins, nome artístico de Orasília Severina da Silveira, (Frutal, 26 de fevereiro de 1929 — São Paulo, 29 de junho de 2004) foi uma atriz brasileira.

Yara Lins foi o primeiro rosto a aparecer na televisão brasileira, isso exatamente no dia 18 de setembro de 1950. Ela foi convocada para dizer o prefixo da emissora: “PRF-3 Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina”.

Ela fez rádio por muitos anos e principalmente radionovelas. Começou na Rádio de Uberaba, em Minas Gerais, passando depois pela Excelsior, Nacional e Difusora de São Paulo. atriz e apresentadora. Como atriz seu primeiro papel foi na série “Rosas para o Meu Amor” em 1952.

Até hoje, Yara Lins só perde para a atriz Ana Rosa na quantidade de telenovelas, séries e seriados que participou na televisão. Seus melhores trabalhos foram em: TV de Vanguarda (na TV Tupi), O Sheik de Agadir (TV Paulista/Globo), O Terceiro Pecado (TV Excelsior), Beto Rockfeller (Tupi), Vitória Bonelli (Tupi), O Machão (Tupi), Pai Herói (Rede Globo), Rabo de Saia (Rede Globo), Selva de Pedra (Rede Globo), Kananga do Japão (Rede Manchete), Éramos Seis (SBT) e Laços de Família (Rede Globo). Faleceu aos 75 anos, devido a problemas relacionados à insuficiência respiratória. Ela tinha câncer e estava internada no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Voltar