Pular para o conteúdo

Voltar

Mario Lago foi um poeta, radialista, ator, compositor e advogado.

Mario Lago começou pela poesia e teve seu primeiro poema publicado aos 15 anos de idade. Se formou na Universidade de Direito na década de 30  (atual UFRJ) e exerceu a profissão de advogado por alguns meses.

Quando descobriu o teatro de revista, começou a compor e atuar. atuou em uma radionovela e também foi roteirista de algumas.Ficou popularmente conhecido quando começou a atuar em novelas na Rede Globo.

Em 1957, esteve na União Soviética a convite da Rádio de Moscou, uma rádio que fazia transmissões em várias línguas para o exterior, para participar da reestruturação do programa Conversando com o Brasil, do qual participavam artistas e intelectuais brasileiros.

Durante a década de 1960, Mario Lago começou a aparecer bastante no cinema participando de filmes como “O Padre e a Moça” e na década de 1970, focou em atuar nas novelas.

Em 1989, entrou para o Partido dos Trabalhadores e participou dos programas eleitorais do candidato à presidência da época, Luiz Inácio Lula da Silva em 1998.

No Carnaval de 2001, Mario foi o tema do desfile da escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz e em dezembro desse mesmo ano, recebeu uma homenagem especial durante a entrega do “Melhores do Ano” no Domingão do Faustão, que no ano seguinte ganharia o nome de  Troféu Mário Lago, sendo anualmente concedido aos grandes nomes da teledramaturgia.

Mario Lago morreu em sua casa no dia 30 de maio de 2002, aos 90 anos de idade, a causa foi um enfisema pulmonar. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.