Pular para o conteúdo
2

Faleceu nesta quinta-feira, às 18 horas, o empresário Amilton João Zanette. Conhecido como Gago, o proprietário da Transportadora Ouro Negro tinha 59 anos e não resistiu a complicações provocadas por um câncer. O velório ocorre a partir da noite desta quinta-feira no salão da igreja do bairro São Luiz, em Criciúma. O sepultamento está programado para as 17h30min desta sexta-feira, no cemitério do bairro Morro Estevão, também em Criciúma.

Descendente de italianos, Amilton João Zanette nasceu no município de Criciúma há pouco mais de 50 anos. Vindo de uma família de origem rural, sua trajetória vitoriosa no meio empresarial faz com que seu nome seja uma das grandes referências na nossa região.

Na adolescência, Amilton trabalhou com um irmão em um bar, mas logo percebeu que seus horizontes eram mais amplos. Assim, ingressou na Rosatex, tradicional empresa do ramo de confecções da cidade. Durante 13 anos trabalhou no seu único emprego com carteira assinada, como o próprio Amilton cita. Ainda dentro da Rosatex, ele percebeu um grande nicho de mercado, que eram os transportes rodoviários. Sem sair da empresa e com o aval e auxílio de seus patrões, que foram seus primeiros clientes, Amilton fundou a Transportes Rápido Ouro Preto, em 1983. Após dois anos, nos quais atuava nas duas empresas, Amilton se desligou da Rosatex para trabalhar, exclusivamente, na transportadora.

A Ouro Preto começou com apenas dois caminhões, transportando, no início, quase que exclusivamente confecções. Durante sua trajetória, mudou sua denominação para Transportes Ouro Negro, como é conhecida até hoje. É, atualmente, a maior transportadora da região e uma das maiores do estado. Atua do Rio Grande do Sul a Minas Gerias, possui 21 filiais, tem uma frota com 65 veículos, com idade média de 3 anos, mais de 600 colaboradores e transporta, mensalmente, oito mil toneladas de produtos diversificados.

Paralelo a sua trajetória empresarial, Amilton João Zanette teve uma participação comunitária bastante destacada. Fez parte do movimento do Lions, por mais de 30 anos, onde foi por duas vezes presidente, participou, também, do Movimento de Irmãos. Foi conselheiro e diretor da Sociedade Recreativa Mampituba, conselheiro do Criciúma Esporte Clube e conselheiro fiscal do SICOB. Também foi, na ACIC, por duas vezes vice-presidente na área de logística e transporte. Atuou como conselheiro administrativo na Transpocred.

 

Fonte: Engeplus

Voltar